quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Batizado parte III - A mesa de doces

Ok, eu sei que o batizado já passou  ... Sei também que eu tinha que ter postado as fotos da cerimônia e da festa anteontem e que este post sobre a mesa de doces tinha que ter sido escrito semana passada. Sei que sou uma blogueira de meia tigela...Mas prometo escrever várias postagens até esgotar o assunto batizado e de quebra este post sobre a mesa de doces já vai com o resultado final!
Vamos voltar ao tema anunciado no título: a mesa de doces. Primeiro vamos falar da decoração da mesa. Antes da escolha do tecido, eu já sabia que usaria algumas peças da minha mãe para montar a mesa,sabia também que queria alugar, para usar como base, um móvel rústico sem toalha. Tendo isso em mente, fiz uma pré montagem sobre a mesa da sala de jantar usando as peças de louça branca , vidro e prata da D. Rose. Com  base na montagem fiz a medida para descobrir o tamanho do aparador a ser alugado.Nos papéis sobre as travessas estão escritos os nomes dos doces para facilitar a visualização.


Durante essa prévia tive a idéia de usar alguns porta-retratos antigos (velhos mesmo) que estavam guardados misturados aos doces. Para harmonizar - cada porta-retrato tinha um tom - improvisei um acabamento tipo pátina provençal usando spray branco e lixa fina sobre as partes em relevo.

  
No lugar das folhas verdes que aparecem na foto, escolhí a Esther Aster  por ela ser delicadinha e parecer muito com a margaridinha branca que eu já havia escolhido para as mesas dos convidados. Retirei todas as folhas e flores até certa altura para obter o efeito de um cabo longo e as uní formando pequenos buquês que foram envolvidos por fita de cetim branca e arrematados com um lacinho (obrigada pela ajuda na noite anterior Tatá).


E os doces? No começo a idéia era encomendar todos os doces mas, após o segundo orçamento desistimos da idéia... Como pode custar tão caro??? Aí, entrou em cena a super Tia Maisa (ainda não tinha virado dinda de consagração... agora é Tinda Maisa) e após vários testes decidimos encomendar somente o bolo (de pasta americana, muita exigencia para amadoras) o bombom de hóstia (a ocasião pedia) e o camafeu de nozes personalizado com o nominho dela. O restante dos doces foram todos by Maisa: Concha de damasco com brigadeiro branco; Trufas de chocolate (tradicional,com castanha de caju e confeito crocante);mousse de maracujá e chessecake de copinho. Na última hora ainda surgiu um docinho de leite ninho (para os pequenos) enrolado em papel de seda.

Para fazer jús ao trabalho de Hércules da Tia, a mamãe aqui decidiu decorar com fitas,lacinhos e florzinhas as forminhas das trufas e as colherzinhas dos docinhos de copinho... ficou uma fofura! Arrematando tudo isso um painél de madeira como fundo (para destacar as flores e o bolo branco).



3 comentários:

  1. Realmente... perfeito! É muita criatividade e bom gosto para uma pessoa só, impressionante.
    Parabéns para a dinda também, não sabia que todas aquelas delícias tinham sido feitas por ela.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Pois é Lorena...to quase abandonando a profissão e virando doceira de plantão!!!!! tudo pra mimar a sobrinha/afilhada mais fofa do universo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Rsrsrs... ela merece mesmo!!
    Mas você podia mesmo pensar no assunto e começar a vender essas delícias. Vai ganhar muito dinheiro!!
    Parabéns!!
    Bj

    ResponderExcluir