domingo, 14 de agosto de 2011

Maria e o Zé Gotinha

         Hoje foi dia de campanha nacional de vacinação contra pólio, e essa foi a primera vez que a Maria participou da campanha. Na primeira fase ela não precisou tomar as gotinhas porque já havia sido imunizada atravéz da Hexavalente, mas agora na 2ª fase Dr. Gastão pediu que fizessemos as gotinhas. Eu, como participei das campanhas de vacinação na minha infância - e fui uma das milhares de crianças que participou do concurso para escolher o nome do mascote que dá nome a este post - fiquei bem feliz.. É que eu ADORAVA o dia das gotinhas quando era criança (óbvio, não havia nenhuma injeção envolvida) ,para mim era praticamente uma festa! Me lembro até hoje da semana que antecedia o dia de tomar as gotinhas... rolava uma certa expectativa... os comerciais na televisão lembrando a data, as tias da escola avisando... todo mundo engajado na luta contra a tal Paralisia Infantil... A gente se sentia de certa forma importante na tal batalha, o que por si só já seria bem legal, mas a coisa ficava ainda melhor... nos postos de vacinação sempre tinha algo festivo para atrair a garotada... pipoca, balão... palhaço... Me lembro da minha mãe arrumando a gente (roupinha nova e tudo mais) e nos levando para tomar as gotinhas que, se não me falhe a memória eram salgadinhas.
  

   Lá fomos nós (sim, a vovó Rose levou os 3 filhos dela pode muito bem levar a neta também)  levar a Maria pra tomar as gotinhas... o mesmo ritual porém duas três décadas mais tarde. Propaganda na televisão- e também uma mensagem no celular , roupinha nova, algodão doce, pipoca, balão e duas gotinhas.





   Prá mim foi delicioso reviver a tal sensação do dia de vacinação, por mais que eu saiba que hoje a campanha tem muito menos importância do que tinha na minha infância ( o Brasil erradicou a doença em 1989 ), bateu de novo aquela alegria... e hoje consigo perceber que de alguma forma já naquela época a tal alegria era maior do que só o pacote de pipoca depois das gotinhas .... era uma sensação de civilidade... de fazer parte de uma sociedade organizada enfim, sensação de patriotismo. Que bom, né? Hoje em dia a galera só é patriota durante a Copa do Mundo.... 




 Prá Maria também foi uma festa...  namorou a piscina de bolinhas (vovó vetou), ficou na fila, ganhou balão, tomou as gotinhas sem chorar e foi embora feliz da vida! Tomara que eu consiga passar a minha alegria patriótica pra Maria... seria delicioso ver ela se orgulhar de seu país em algum outro momento além do fatídico evento esportivo (até porque a seleção vai mal, obrigada).






  E vocês? Também gostavam do dia da vacinação quando eram crianças? Tomavam a vacina sem chorar? E os filhotes, gostam das gotinhas? Choram? Alguém mais participou daquele concurso para escolher o nome do Zé Gotinha ?



Beijo verde, amarelo e salgado,
Mary
 

3 comentários:

  1. Ai minha princesa...eu sinto tanta saudade de vc!!!!
    só morro de ciúmes por vc ficar jogando charme pra todo mundo....

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Maria!!! Nem chorou.... aliás, chorar, choraria o Arthur( que não gosta de abrir a boca pra nada nesse mundo).... A Maria deve ter pedido (ou melhor, gritado): MAAAAAIIISSS, moça!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKK....

    ResponderExcluir
  3. Que delícia essa gotinha!!!
    Mary, bem que eu me lembro desse Concurso, mas não participei, não. (Vc concorreu com qual nome?)
    Amei as fotos, como sempre.
    Mande beijos para a sua mãezinha (meus e do Rafa, que tb é apaixonado por ela), por favor.
    Beijos.

    ResponderExcluir