segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O primeiro aniversário da Maria - Parte 1

A missa

Maria tem a sorte de ter nascido em uma família de fé. Crescí tendo a religião como um valor forte em minha vida. Fui batizada, fiz a primeira comunhão e depois me crismei. Isso sem comentar que estudei por muito tempo em colégio católico. Adorava participar das missas! Fazer parte do cortejo de entrada era prá mim a maior de todas as fontes de orgulho! Vovó Rose vai à novena toda semana, Bisa Natalina também vai à missa todos os sábados... Eu confesso que há algum tempo ando meio afastada, ainda assim  rezo com a Maria todas as noites (ela adora, juro. Especialmente quando antes de rezar a Ave Maria falo assim: agora vamos conversar com a xará!).

Papai Gunder, bem... esse seria o que o Zé Simão da folha chamaria de Kit Fé ambulante... ele é católico... foi batizado...

 (adoro essa foto, olha o tanto de cabelo!!! Maria tinha que ter "puxado" isso...) mas, como viveu em muitos países acabou absorvendo várias crenças e costumes. Aliás, a família inteira é assim... Na casa democrática de Mormor (vovó em Sueco, eu já contei isso...) em Valência, a imagem de Nossa Senhora convive em harmonia com a de Shiva. Cristais, incensos e algumas máscaras de rituais africanos completam o decór que conta ainda com alguns toques de Feng Shui, para harmonizar toda essa galera. Não satisfeito com tanta proteção, papai Gunder usa uma fitinha do Bonfim e entoa o famoso mantra "Om mani padme hum" nos momentos em que sente que necessita de um empurrãozinho celestial. Acho isso muito legal... Nesse mundo aonde ainda se mata em nome de Deus, tolerância é definitivamente um dos primeiros valores que quero ensinar para minha filha. E depois também convenhamos... sincretismo é a cara do Brasil, né? Estou apostando que mais dia menos dia , agora que se tornou um brazuca (e que fala um português muito boa... forofa,feijoa...) ,papai Gunder acaba comprando também uma imagem de um orixá para a coleção. Axé!




Assim sendo, a comemoração do aniversário da Maria não poderia ter começado diferente... Fomos à missa! Não foi a primeira missa da Maria por causa do dia do batismo mas, foi a primeira vez que ela foi à uma missa na Igreja que a Vovó Rose mais gosta, a Igreja Matriz de Campinas. Foi nessa igreja, por exemplo, que a vovó levou os ultra da Maria para benzer enquanto ela estava na barriga... Infelizmente não pudemos batizar a Maria lá, mas certamente será um lugar especial para ela.

Agora você deve estar se perguntando como a Maria (que é um poço de energia) se comportou durante a missa...



E a resposta é, se comportou como uma princesa! Em primeiro lugar porque haviam muitos colos disponíveis...



Então a vovó segurava um pouquinho...


...depois a Mormor segurava um pouquinho...


... e se ela se cansava de colo, a vovó deixava ela demonstrar toda a sua habilidade caminhando...




... passar um tempo com os amiguinhos também foi uma opção interessante (a missa das dez é a missa das crianças)...


E quando ela se cansou, mamãe a levou para ver as pombinhas na praça da Igreja....



Agora, o ponto alto da missa foi o momento em que ela foi chamada ao altar para cantar parabéns... Foram 11 meses ensaiando o tal parabéns, então cantar parabéns é com ela mesmo!


No final da missa rolou um momento backstage com o Padre Gabriel....



... fica aqui o registro, quando o Padre a devolveu ele disse: ela é um chumbinho! Que maldade...

Você deve estar se perguntando... cadê o Papai Kit Fé???? Bem... Ele estava por trás da câmera... Mas, aqui está ele num momento "pose oficial de um aninho".


Ficou bem na foto, Papai! :)

Ok, vamos dar uma colher de chá .... aqui vai uma  nova tentativa de "pose oficial de um aninho"...


Bem melhor... Depois da missa, fomos tomar café-da-manhã (embora já passasse das onze ) e Maria aproveitou para desfilar seu vestido novo (gracias, Tia Susie!!!) .


E esse foi apenas o começo das comemorações!

Um beijo,
Mary

Um comentário:

  1. que foto mais horivel de mi bariga!!!!!!!!!!
    ok, es lo que hay de momento:) El ser abierto a culturas y crencias se consigue solo viajando y viajando muito... por ese motivo si deus quisiera eso va ser una de las educaciones principales que vamos a dar a Maria.. con muchas avion para pegar :)
    Beijos

    ResponderExcluir