quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Mamamamãe nenenenenémmmm mamá!

Olá para todos!

Quinze dias sem escrever por aqui...não seria tão ruim se eu não estivesse cheia de novidades! Hoje por exemplo, Maria faz 10 meses! Sim,sim... 10 meses! Eu poderia escrever sobre as várias gracinhas que ela anda fazendo, as carinhas, as manias, as palavrinhas... poderia também contar da aula de pilates que ela fez (hehehe, de mentirinha claro...), enfim... mil peripécias! Mas, vou deixar estes assuntos para outros posts (vários deles inclusive começados esperando na minha caixa de rascunho.)

Hoje quero falar sobre um assunto que estava me perturbando há dias! Vocês já sabem que o meu neneneneném (virou moda agora, quando ela quer alguma coisa começa: neneneneném....) continua teimando em crescer com pressa...E também já sabem que eu não queria que isso estivesse acontecendo nessa velocidade... Mas, recentemente descobrí que não é só o fato de que ela está a cada dia maior (e logo não vai mais caber no meu colo) que me deixa assim ... Nem a independência conquistada à cada dia... Pelas conquistas dela, eu fico imensamente feliz... O que está me deixando triste é a constatação de que dentro de mais dois meses acabou o "meu bebê", isso mesmo, não quero que ela perca o título de bebê... É normal isso? É normal não querer que acabe a minha fase de mãe de um bebê? Foram tantos anos namorando os bebês das minhas amigas... tantos anos esperando pelo meu próprio pedacinho de gente!E depois mais nove meses planejando cada detalhezinho para recebê-la... Tudo isso para acabar assim?O que faço?O que acontece depois??? Esse blog por exemplo? Vou ter que parar de escrever aqui? Sim, porque todo mundo gosta de ouvir relatos fofos de uma menininha, agora me diz qual a graça de um blog para contar sobre a vida de uma garota de 12 anos???? Aliás, quando ela chegar aos 12 será que ela vai achar o "maior mico" o tal blog que falava dela bebê?Medo...

Já há algum tempo venho me perguntando até quando posso me dar ao direito de usufruir da alegria de "ter um bebê". Claro que se eu fosse me guiar por exemplo pelos fabricantes de roupas, meu bebê já teria desaparecido... pelo menos é o que insistem em me dizer as atendentes de lojas de roupas infantis quando me perguntam: -Qual a idade da sua filha? Respondo então que ela é bebê mas já  usa roupinha de 18 meses para cima. Aí, então me informam (vozinha insuportável de atendende tentando ser simpática):- Ah, então é da linha infantil.. não da linha bebê! Nesse momento fico com ódio, ela é um bebê só que é um bebezão, poxa!....Por isso ando buscando uma forma de ir  "esticando" um pouco mais a duração desse momento, nem que seja ao menos esticando o uso do termo bebê...

De acordo com o dicionário Houaiss (e também o Aulete), bebê é :

"Criança recém-nascida ou com poucos meses de vida;"

... doze meses de vida definitivamente é muito pouco, certo? Pensando bem ela vai estar com 24 meses de vida e eu vou continuar achando pouco! Ok... não convenceu muito não...  por isso consultei o bom e velho Aurélio ( edição impressa daqui da casa da minha mãe ) e encontrei uma definição reveladora... 

Bebê : "Nome do famoso anão da corte do Rei Stanisław Leszczyński"

Noooossa... que informação útil! Na língua inglesa existe uma denominação para bebês maiorzinhos (entre 1 e 3 anos) ... Toddler... legal,né dá as mães uma chance de transição...em bom português o bebê acaba e você automaticamente ganha uma criança (ou criOnça como diz o "Tio" André). Aliás, para o estatuto da criança e do adolescente nem existe o termo bebê... o que existe somente é a separação (por idade) entre criança e adolescente.

Enfim, tudo isso para dizer que ontem, depois de muito procurar um alento pela internet... quem me deu a resposta foi a própria Maria... Sim, sim... ela mesma! Do alto de seus (ainda) nove meses ela veio engatinhando e disse (com vozinha de choro): Mamamamamãe neneneneneném mamá! Claro! Quem vai decidir se é ou não um bebê é ela mesma! Enquanto ela quiser mamar ou enquanto ela se auto-denominar neném tá tudo certo! Prá que ficar triste por antecipação??? Prá que sofrer? Se eu não conseguí tirar nem a mamada da noite , vou ter meu neném por muito tempo!


Aliás, um neném que poderia muito bem fundar os peitólatras anônimos... Meu nome é Maria Esther e estou há 4 horas sem mamar (o maior recorde dela até hoje).

Um beijo grandão para todos
Mary

P.S. Se vocês estão se perguntando sobre o que houve com a tradição dos Mesversários e do mosaico de fotos, devo dizer que nada mudou. Comemoramos e registramos o 8º e o 9º mês da Maria, o que está faltando mesmo é só o post para dividir com vocês. Shame on me!

Nenhum comentário:

Postar um comentário